FANDOM

Na mitología grega, Esteno era uma das três gorgonas junto com suas irmãs Euríale e Medusa, e era caracterizada por sua enorme força.

Segundo a lenda, Esteno ao igual que suas irmãs era uma besta nascida dos deuses marinhos Forcis e Ceto,[1] ainda que outras fontes dizem que de Poseidón e Equidna.[2]

Tinha forma de mulher de enormes dimensões, com a cabeça cheia de serpentes vivas em lugar de cabelos, garras de bronze, asas de ouro, e bicha de serpente.

Ao igual que sua irmã Euríale é imortal, a diferença de Medusa, cujo pescoço foi cortado por Perseo.

Esteno era a mais independente e selvagem das três gorgonas, sendo a que mais mortes causava aos humanos. Nem sequer era superada pela temida Medusa, a quem foi-lhe outorgada a mirada petrificante como protecção por não ser imortal.

Esteno possui uma grande força física e mental: tem a habilidade de concentrar sua energia mental na mirada, fazendo-a capaz de atrapar as energias próximas a sua ao redor hipnotizando a seus agressores e detendo no acto.

Seu labor era proteger vários oráculos com pitias, encantadoras de serpentes, que representavam a força e não a adivinación. Em honra a Esteno e a Euríale faziam-se sacrifícios, que consistiam em encher com sangue ritual os alicerces de esquinas, pilares e paredes de templos para lhes outorgar estabilidade e força.

O sangue mesmo de Esteno, possui as qualidades de dar vida (se era obtida do custado direito) ou a morte (se era obtida do custado esquerdo).

Em termos religiosos Esteno, caracterizada pela serpentina letra "S", representava a força infinita, o tempo (com freqüência era representada com duas caras, olhando ao passado e ao futuro ao mesmo tempo), e as portas dimensionales ao reino da morte. escrito por:leonardo neves